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Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol

Muita gente tende a generalizar o colesterol, como se ele fosse apenas uma coisa ruim. Na verdade, podemos dizer que existem dois tipos de colesterol: o HDL, que é o colesterol benéfico ao nosso corpo e o LDL, que é o colesterol que precisamos evitar.
Portanto, quando os médicos reclamam de seu colesterol alto, estão falando exatamente do LDL. Quando ele aparece em excesso no organismo, pode causar uma série de problemas graves, como obstrução de artérias, insuficiência cardíaca, pressão alta, infarto, AVC, entre outros.
Apesar de poder ser causado por questões genéticas em alguns casos, o que geralmente faz com que os níveis aumentem é a alimentação. É por isso que é importante mudar a sua dieta, introduzindo alimentos mais saudáveis e que ajudem a reduzir o colesterol.
Para te impulsionar a melhorar a sua alimentação, preparamos uma lista com os principais alimentos que ajudam a diminuir o colesterol. Confira quais são a seguir:

            1- Peixes

Não é novidade que comer peixe faz bem à saúde. O ideal é fazer isso de duas a três vezes por semana. Isso porque, além de substituir a carne, que eleva o colesterol, o peixe também fornece ótimos níveis de ômega-3, que diminui triglicerídeos e reduz as chances de problemas cardíacos.
Os peixes mais indicados para o consumo são: sardinha, salmão e atum. O sugerido é comprá-los frescos e prepará-los com receitas envolvendo outros ingredientes saudáveis.

            2- Chocolate amargo

Quanto maior for a concentração de cacau, maior será a sua vantagem para a saúde (procure as barras que são 70% cacau). O chocolate possui uma poderosa ação antioxidante, que previne a destruição de células e diminui os níveis de LDL, o que evita que as doenças cardíacas apareçam.
Além disso, ele também aumenta o HDL e proporciona muitos flavonoides, substâncias altamente benéficas. Mesmo assim, não exagere no consumo. O ideal é ingerir 25g de chocolate amargo por dia.

            3- Oleaginosas

Várias pesquisas mostram que o consumo de nozes, castanha-do-pará, amêndoas e outras oleaginosas faz muito bem ao coração. Ingerir cerca de 50g todos os dias pode ser capaz de diminuir o LDL em até 5%.
Além disso, elas possuem diversos nutrientes importantes para o organismo, como zinco, cálcio, vitamina E, fibras, magnésio, entre outros.

            4- Frutas roxas e vermelhas

Frutas como cereja, jabuticaba, morango, amora, etc. são incríveis fontes de antioxidantes e vitamina C. Elas também evitam que o colesterol LDL sofra oxidação, o que previne a obstrução das artérias e outras doenças cardiovasculares.

            5- Aveia

A aveia é um alimento indispensável para quem deseja diminuir o colesterol ruim. Procure comer ao menos uma porção no café da manhã ou depois do jantar – adicione frutas se quiser. Ela proporciona muitas fibras essenciais ao funcionamento do corpo.
O ideal é consumir de 20g a 35g de fibras ao dia, sendo que pelo menos 5g dessas fibras precisam ser solúveis, que é exatamente o tipo presente na aveia.

Existem ainda outros alimentos que podem diminuir o LDL, como cevada, berinjela, óleos vegetais, quiabo, linhaça dourada, azeite extravirgem, maçã, soja, chia, etc. Não deixe de incluí-los na sua alimentação.

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