Como a Psicologia pode contribuir para o Processo de Emagrecimento?

Nos dias atuais, uma grande parte da sociedade está em busca de perder peso, seja por motivos de saúde ou para se encaixar nos padrões de beleza estabelecidos. De qualquer forma, essa busca pode não ser tão fácil assim para alguns.

Muitos procuram realizar dietas absurdas, que se dizem “milagrosas”. Outros frequentam a academia todos os dias e treinam exaustivamente. Alguns utilizam suplementos e medicamentos, enquanto uns procuram nutricionistas e personal trainers.

Todas essas maneiras podem até realmente ajudar no processo de emagrecimento. Contudo, em muitos casos, as pessoas não conseguem manter a dieta ou a prática de exercícios físicos por muito tempo. Elas sempre param no meio do caminho e voltam a engordar de novo.

Quando isso acontece continuamente, é preciso tomar outras atitudes mais assertivas. O que muitos não sabem é que o psicólogo pode ajudar muito no processo de perda de peso. Ele pode ser aquele elemento que está faltando para que todos os seus esforços deem certo.

Não acredita? Então dê uma olhada nos itens que preparamos sobre como a psicologia pode contribuir no processo de emagrecimento e tire suas próprias conclusões.

Confira agora as 3 razões pelas quais a psicologia pode contribuir no processo de emagrecimento:

 

1 – Ajudar a entender como suas emoções estão relacionadas à comida

Muitas pessoas descontam as frustrações, tristezas, ansiedades e agonias na comida. Quem nunca se acabou no sorvete ou em uma barra de chocolate para conseguir lidar com uma sensação ruim?

Esses alimentos proporcionam uma sensação de prazer que pode ajudar, só que apenas temporariamente. Exatamente por não ser uma solução permanente é que os indivíduos comem mais e mais, tentando afogar as mágoas e pesares.

O psicólogo pode ajudar descobrir a fonte dessas emoções, assim como pode te orientar em outras técnicas e estratégias que sejam bem melhores para lidar com os problemas do que a comida. Com isso, você deixa a compulsão de lado e consegue perder peso.

 

2 – Auxiliar a encontrar os verdadeiros motivos

Algumas pessoas simplesmente não conseguem sair do lugar ou continuar com suas dietas e atividades físicas porque não encontram ânimo o suficiente. É como se os seus objetivos não fossem fortes o suficiente para segui-los até o fim.

Os psicólogos podem te auxiliar a encontrar os motivos que realmente venham de você e não dos seus pais, parceiros, nutricionistas, etc. Quando você decide perder peso para agradar a si mesmo e não aos outros, o processo fica bem mais fácil.

 

3 – Colabora nos momentos de frustração

Muita gente pode se sentir frustrado e incapaz porque não consegue seguir em frente com a dieta ou não emagrece de jeito algum. Esse sentimento pode até levar a crises depressivas e muita ansiedade.

O psicólogo ajuda a pessoa a lidar com esses sentimentos, fazendo-a entender todas as razões pelas quais ela pode não estar conseguindo obter os resultados desejados.

Isso é importante para que ela possa tentar de outras maneiras. A terapia serve para que o indivíduo não desista, mesmo diante das dificuldades.
Viu agora como a psicologia pode contribuir para o processo de emagrecimento? Se você acha que precisa, procure um psicólogo e comece as sessões agora mesmo!

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *