,

Como emagrecer sem perder massa?

Emagrecer é um processo gradual que demanda tempo, compromisso e dedicação. Apesar das dificuldades, cada vez mais cresce o número de pessoas que focam em mudar suas vidas através dele.
No entanto, em um processo que deve levar em consideração a alimentação, o exercício e o sono ou descanso, é comum que resultados inesperados aconteçam na falta de sintonia dessas três variáveis. A perda de massa é um deles. Entenda mais a seguir.

 

Como funciona o processo de emagrecimento?

Se você ouviu falar por aí que tudo o que precisa fazer é fechar a boca, não se engane. Não é verdade. Sozinha a dieta não é capaz de te dar todo o suporte necessário de que você precisa.
Isso acontece porque, muitas vezes, nosso organismo prefere ir pelo caminho mais fácil e gastar menos energia. Por natureza, ele é esperto e talvez até preguiçoso.
À medida em que nos alimentamos em excesso, a gordura se acumula por todo o corpo como uma espécie de reserva de energia. Na fome, nosso organismo prefere degradar os músculos (massa muscular) a usar essas reservas simplesmente porque isso dá menos trabalho a ele.
Essa situação acaba sendo muito perigosa, já que há diminuição de massa, mas nem tanto assim de gordura. Seu físico pode e vai mudar, mas, dificilmente sua saúde é capaz de acompanhar o processo.
Por isso não é tão incomum que pessoas com histórico de perda de peso excessiva continuem diabéticas ou hipertensas e ainda desenvolvam complicações decorrentes da falta de nutrientes ou do próprio exercício e condicionamento (como problemas no fígado ou nos rins, por exemplo).

 

Antes de emagrecer

Considerando tudo isso, você precisa entender que não só força de vontade é suficiente para alcançar seu objetivo. Isso só faz parte de algo maior. É preciso organização, disciplina e vontade.
Para te ajudar, comece com objetivos pequenos:

  • Visite uma nutricionista com certa frequência e não falte às consultas;
  • Faça exames e comprovem seu estado geral de saúde;
  • Tire suas dúvidas, estude-se e não hesite em fazer perguntas aos profissionais envolvidos;
  • Caminhe pelo menos de 30 minutos a 1 hora por dia;
  • Inscreva-se numa academia;
  • Acompanhe seus resultados periodicamente;

Feito isso, está na hora de pensar sobre como emagrecer de verdade sem perder massa muscular e.

 

Emagrecendo sem perder massa muscular

Você já ouviu aquele ditado que diz que para tudo tem hora? É até bíblico e, irrefutavelmente, tem razão. Isso se aplica na vida e nos nossos objetivos e, claro, na manutenção ou crescimento da massa muscular.
Diferente do que muitos imaginam, só o treino isolado é responsável por entre 10% a 20% do crescimento de massa muscular. A chave mesmo fica na dieta e no descanso que são responsáveis pelo resto.
Durante o exercício, as fibras musculares se rompem ou “se ferem” para conseguir “sarar” ou “reatar” cada vez mais fortes, certo? Para que isso aconteça, você precisa ter à disposição proteínas, vitaminas e minerais para potencializar ou estimular essa regeneração.
É através da dieta – com uma quantidade considerável de proteínas – que o organismo recebe o que precisa para “crescer” e, é no descanso que tudo é metabolizado e transformado em músculo ou, nesse caso, grande volume de massa muscular.
Por isso, antes de se inscrever numa academia pela euforia de fim de ano, lembre-se que de que não é a dieta milagrosa que faz o “milagre”, mas um conjunto de coisas que colabora para que isso aconteça.
Conseguiu perceber a importância de acompanhamento profissional durante esse processo? Não negligencie a sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *