COMO EVITAR O “EFEITO SANFONA”?

Conseguiu persistir em manter a dieta, realizar exercícios físicos e finalmente chegar ao peso desejado? Parabéns! Não são muitos os que conseguem esse feito! Agora, sabe o que precisa fazer? Continuar com os mesmos hábitos!

Sim, se você acha que depois de emagrecer tudo o que queria pode voltar a ter os hábitos de antigamente, está bem enganado(a). Na verdade, esse tipo de pensamento é o maior culpado pelo “efeito sanfona” (emagrecer e engordar em círculo).

Você sabia que cerca de 95% das pessoas que emagrecem com dietas recuperam todo o peso perdido? Por isso é preciso manter a rotina saudável e não relaxar depois de atingir os seus quilinhos tão almejados ou todo o seu esforço terá servido para nada.

Para te ajudar a evitar que o efeito sanfona aconteça, preparamos três dicas fundamentais sobre como manter o resultado do emagrecimento. É muito importante ler e colocar em prática!

 

Confira agora como evitar o efeito sanfona!

 

1 – Não volte aos velhos hábitos alimentares

Não é só porque você está com o peso desejado que agora a comida em excesso não irá te afetar. Pode parecer que relaxar um pouquinho não vai mudar o corpo que você batalhou tanto para conseguir, afinal, você está bem mais em forma e precisaria de muito para voltar ao peso antigo, não é?

O pior é que isso é possível sim. Escapulir da dieta uma vez ou outra até vai, mas se você começar a aumentar a ingestão de alimentos gordurosos e calóricos aos poucos só vai se tocar que engordou tudo de novo quando for tarde demais.

 

2 – Mantenha o corpo atividade

Não adianta só manter a dieta alimentar saudável. É preciso continuar realizando seus exercícios físicos diários com dedicação. Não é um fato que você irá ganhar todos os quilos de volta se parar de se exercitar, mas as chances de isso acontecer aumentam muito.

Realizar as atividades físicas até permite que você abra algumas brechinhas em sua dieta para algum prato mais calórico, pois a quantidade de calorias gastas durante as atividades ajudam a cobrir o prejuízo.

 

3 – Não deixe comidas gordurosas e tentadoras por perto

Esta dica vale tanto para quem mora sozinho quanto para quem vive com outra(s) pessoa(s). Não guarde muitos doces ou alimentos super calóricos na sua despensa. Isso é um perigo, pois resistir à tentação de pegar mais de um é mais difícil do que parece.

Se bater uma vontade louca de comer algum doce, vá comprar apenas um. De preferência, coma fora de casa mesmo. Acostume-se a ingerir porções menores de qualquer coisa. Além do mais, prefira sempre um smoothie ou uma fruta ao invés de doces.

Respeite o seu corpo, a sua saúde e todo o esforço que você teve para chegar onde chegou. Não veja o alcance de seu objetivo como uma linha de chegada, mas sim como uma reta contínua de bem-estar e felicidade.

            Se sentir dificuldades para seguir em frente, busque ajuda de um nutricionista. Ele saberá como ajudar!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *