, ,

Cuidados com maus hábitos alimentares

Na nossa correria diária, para poupar tempo, acabamos consumindo alimentos que estão longe de serem considerados saudáveis. Nessa vida agitada, costumamos priorizar a praticidade ao invés da saúde. Isso é um erro.

Pode não parecer tão importante agora, mas a seleção do que ingerimos e a forma como ingerimos é fundamental para a nossa qualidade de vida. Às vezes passamos por algum mal-estar sem perceber que as causas disso são os maus hábitos alimentares.

Doenças como diabetes, hipertensão, obesidade, arritmia e até alguns tipos de câncer podem ser causadas pela má alimentação. Entendeu como esse assunto é muito maior do que apenas a questão sobre ser fitness ou não?

Ter hábitos alimentares saudáveis só traz benefícios, como: melhor funcionamento do metabolismo; mais saúde ao sistema digestivo; prevenção de doenças; menor acúmulo de gordura no corpo; maior longevidade; aumento da qualidade de vida e bem-estar físico e mental, entre outros.

 

Como ter cuidados com maus hábitos alimentares?

Para sabermos como mudar e evitar os hábitos alimentares é essencial entender quais são esses hábitos. Por isso preparamos uma pequena lista com os principais erros cotidianos, assim como solucioná-los. Dê uma olhada a seguir:

 

1 – Pular refeições principais

O ideal é se alimentar de três em três horas para que a pessoa não fique com fome e os níveis de glicemia permaneçam normais. É um erro bem comum achar que ficar em jejum emagrece.

Na verdade, é o contrário: o corpo armazena mais calorias para se prevenir, o que pode até contribuir para o ganho de peso. Então, não pule qualquer refeição. Coma tudo em porções moderadas, com uma variedade colorida de alimentos e sem beber enquanto consome o prato.

 

2 – Ingerir poucas fibras

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo, além de tantos outros benefícios. Elas são negligenciadas por uma boa parte das pessoas porque estão presentes em alimentos não tão queridos, como verduras, frutas, sementes, massas integrais, etc.

Muita gente acha que esses alimentos são ruins e pouco satisfatórios no quesito sabor. A verdade é que existe muito preconceito e as pessoas nem se importam em provar ou testar maneiras diferentes de prepará-los.

O ideal é ingerir ao menos três frutas por dia, assim como sempre acrescentar saladas ou outros legumes ao almoço e à janta. Além disso, procure lanchar com torradas e pães integrais ao invés dos tradicionais.

 

3 – Beber muito refrigerante

O Brasil é um ávido consumidor de refrigerantes, mas esse é um hábito terrível. Isso porque essas bebidas são compostas por frutose, sódio, ácidos e outras substâncias químicas altamente prejudiciais ao bom funcionamento orgânico.

Tomar refrigerante pode aumentar seu colesterol, causar diabetes, aumentar a pressão arterial, entre muitos outros problemas. O sugerido é trocar o refri por sucos naturais que, além de serem saudáveis, são muito deliciosos.

 

4 – Consumir carne de forma excessiva

Carnes gordas podem causar problemas cardiovasculares, assim como alimentos embutidos, como as salsichas e o bacon (tão populares), possuem quantidades enormes de sódio e gorduras, além de conservantes.

Prefira comer peixes e carnes brancas ou então opte pelas carnes vermelhas magras, como o lagarto e o coxão duro.

 

Seja sincero(a), você tem alguns desses maus hábitos? Se não, parabéns! Se sim, mude o quanto antes. Procure um nutricionista ou um médico para lhe aconselhar sobre qual tipo de dieta alimentar saudável é a melhor para suas necessidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *