Exercícios físicos como auxílio na construção da autoestima

Autoestima é se amar, ter autoconfiança e pensamentos positivos em relação a si mesmo. Também é estar satisfeito com sua identidade, se valorizar, ter orgulho e respeito por si próprio e se sentir capaz para vencer os desafios da vida.

Mas nem sempre é fácil manter essa condição ou construí-la mediante os problemas rotineiros. Devido às frustrações da vida, decepções, problemas emocionais, entre outros, acabamos nos deixando abater e apresentando uma baixa autoestima.

Ela se manifesta de diversas formas e é possível percebê-la em pessoas que:

  • Não confiam em sua própria opinião;
  • Se sentem sempre incapazes;
  • Têm medo de enfrentar desafios;
  • São duras consigo mesmas;
  • Se preocupam muito com o que os outros pensam e sempre acha que eles estão pensando o pior sobre ela;
  • São ansiosas e agitadas emocionalmente;
  • Costumam culpar outras pessoas pelos seus próprios problemas;
  • Na maioria das vezes reagem a certas situações com raiva;
  • Não se arriscam na hora de tomar decisões.

Os motivos que fazem uma pessoa ter baixa autoestima são muitos e podem estar ligados a fatos de infância, humilhações, preconceitos, abusos, rejeições, críticas, perdas e desvalorização. Mudar esse quadro não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Uma das formas de auxiliar na construção da autoestima são os exercícios físicos. Sabemos que a prática regular deles é essencial para nossa saúde, tanto física como mental e emocional. Veja mais a seguir.

 

Quais benefícios a prática de exercícios pode trazer para melhorar a minha autoestima?

A prática de exercícios físicos melhora os níveis dos hormônios responsáveis pelo bem-estar. Além disso, o fluxo de sangue no cérebro melhora, e a saúde também, fazendo com que os benefícios atinjam o corpo todo.

Além de aumentar a qualidade de vida, a prática de exercícios físicos vai te ajudar a eliminar grandes causadores da sua baixa autoestima, como:

  • Insônia;
  • Ansiedade;
  • Insegurança;
  • Excesso de peso;
  • Depressão;
  • Insegurança com a autoimagem;
  • Mau humor.

Uma caminhada, uma natação, uma corrida ou fazer exercícios variados que exijam mais de você, te fazendo suar pelo menos três vezes por semana, trarão grandes benefícios e satisfação.

A prática de exercícios físicos regularmente será um grande aliado para construir sua autoestima. Eles irão elevar os seus níveis de energia, promover seu bom humor e liberar endorfina em sua corrente sanguínea.

Se você não sabe por onde começar a construir sua autoestima, comece praticando alguma atividade física de forma disciplinada, mas não se esqueça de procurar um médico para fazer um check-up antes e lhe orientar a respeito.

Você irá se sentir bem consigo mesmo, renovará suas energias e estará mais apto a vencer a baixa autoestima.

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