, ,

O desempenho profissional está ligado à alimentação?

 

Hoje em dia, uma parte significativa da população sente muitas dificuldades em ter uma dieta alimentar saudável todos os dias. Isso porque a rotina é agitada, ocupada e quase nunca permite um tempo para comer corretamente.

Quem nunca preferiu comprar um salgado ou um hambúrguer em fast food simplesmente para economizar tempo? Pior ainda: quem nunca passou horas sem comer porque não tinha como parar o que estava fazendo?

Infelizmente, esses hábitos são cada dia mais comuns, principalmente entre trabalhadores. É um vai e volta tão grande que a alimentação deixa de ser uma prioridade e passa a ser algo supérfluo. Esta uma atitude que irá prejudicar muito a sua vida a médio e longo prazo.

Você pode achar que sua dieta alimentar não influencia no seu desempenho profissional, mas já parou para pensar em todas as vezes que teve dificuldade de concentração, desânimo, mau-humor, mal-estar e baixo rendimento? Será que a sua forma de se alimentar nada tem a ver com isso?

 

Por que a alimentação é importante para o desempenho profissional?

Com os momentos difíceis sendo enfrentados pelo Brasil, manter o emprego é uma constante preocupação para as pessoas. Afinal, elas sabem como está complicado conseguir uma nova posição.

Você pode achar que negligenciar sua alimentação em favor do trabalho é algo vantajoso, mas a verdade é que ao fazer isso você pode estar piorando a situação. Como irá trabalhar bem sem saúde? Acha que seus chefes não irão notar a diferença de atitude?

Comer corretamente proporciona mais disposição, melhora o humor, ajuda a combater o estresse diário e eleva a produtividade, assim como mantém a sua saúde física e mental lá em cima. É fato que os nutrientes presentes em vegetais, frutas, grãos, etc., são benéficos ao nosso dia a dia.

Em tempos conturbados, a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é cuidar da sua saúde, porque só assim terá motivação para persistir com suas atividades e tarefas diárias.

 

Como ter uma alimentação que beneficie o desempenho profissional?

Você quer mudar, mas não sabe o que fazer para ter uma boa alimentação diária? Tudo bem, nós preparamos algumas dicas para te ajudar a saber como começar ter uma dieta alimentar mais saudável. Confira a seguir:

 

1 – Planeje a sua rotina alimentar

Não deixe para pensar no que comer de última hora, pois é aí que você acaba comprando besteirinhas gordurosas. Antes de sair de casa, prepare uma marmita ou faça várias marmitas durante o final de semana, congele-as e depois aqueça no micro-ondas da empresa.

Se não puder fazer isso, então vá a um restaurante próximo ao seu local de trabalho. Escolha um prato colorido, com vários vegetais, proteínas e fibras.

 

2 – Alimente-se a cada três horas

É essencial não ficar sem comer por mais de três horas. O jejum causa estresse, fraqueza, desânimo, irritabilidade e ainda pode baixar a sua pressão consideravelmente.

Além disso, já foi provado que ficar sem comer não emagrece, mas sim acumula gordura e prejudica a sua saúde.

 

3 – Procure um nutricionista

Se você acha que não vai conseguir fazer essa dieta saudável sozinho, não precisa se desesperar. O nutricionista planeja todo o seu cardápio diário, assim como escolhe os alimentos baseado no seu gosto, nas suas necessidades e nos seus objetivos.

Por isso, esse profissional pode ser a peça que estava faltando para que você consiga se alimentar bem.

 

Viu como o desempenho profissional está ligado à alimentação? Não subestime a importância de uma boa dieta alimentar!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *