,

Os benefícios das fibras para uma alimentação saudável

As fibras são um tipo de carboidrato que traz diversos benefícios à saúde. São divididas em dois grandes grupos: as solúveis e as não solúveis e são encontradas apenas em alimentos com origem em plantas como grãos, frutas e legumes. Conheça mais sobre elas a seguir:

Fibras solúveis
Esse tipo de fibra se dissolve na água formando uma espécie de gel, auxiliando na digestão e controle dos níveis de açúcar no organismo e reduzindo o colesterol ruim (LDL).
A textura viscosa, resultado da mistura entre fibras e água aumenta a sensação de saciedade, sendo uma das razões pelas quais a fibra alimentar auxilia no controle do peso.
Podem ser encontradas em grãos como a aveia, soja e nozes e em frutas e legumes também. As maçãs, peras, cenouras e beterrabas são boas opções.

Fibras insolúveis
Diferente das fibras solúveis, essas não se misturam com água, se mantendo intactas durante todo o processo digestivo.
Sua principal função é acelerar a passagem do alimento pelo trato digestivo, ocasionando uma evacuação saudável e ajudando na prevenção da constipação, também conhecida como prisão de ventre.
Também estão relacionadas à prevenção do câncer no intestino, uma vez que a presença da fibra insolúvel tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas que são ingeridas ou aquelas produzidas durante a digestão, reduzindo o tempo de contato delas, que podem ser danosas, com o nosso organismo.
Alguns alimentos ricos em fibras insolúveis são o feijão, o milho, as verduras folhosas e a abóbora. Também é interessante a troca do pão branco para o pão integral rico em cereais.

4 motivos para incluir as fibras em sua alimentação

1.    Auxiliam na perda de peso

Alimentos com fibra alimentar proporcionam a sensação de saciedade por muito mais tempo, retardando o esvaziamento gástrico, impactando na redução da fome e assim na ingestão de alimentos.  Isso sem contar que a maioria dos alimentos ricos em fibras têm baixa densidade calórica.

2.    Ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue

O consumo de cereis, frutas e vegetais deve ser uma medida primária para reduzir os níveis de açúcar no sangue e assim prevenir os riscos de doenças cardiovasculares.

A fibra solúvel absorve o açúcar enquanto a insolúvel auxilia na evacuação do que foi ingerido. Essa combinação ajuda no controle do colesterol, da glicemia e da insulina, além de diminuir o risco de obesidade.

3.    Colaboram para a saúde intestinal

O aumento do trânsito intestinal reduz a exposição e contato de substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso, assim como a manutenção das bactérias consideradas boas para o devido funcionamento do sistema digestivo, prevenindo o câncer de cólon.

A ingestão desses alimentos incentiva o organismo na produção de mucosa protetora, ajudando a atenuar lesões causadores de úlceras.

4.    Previnem as Hemorroidas

As fibras colaboram para a melhoria do funcionamento do sistema intestinal, evitando a constipação. Isso tem como consequência a prevenção das hemorroidas, uma vez que estas são agravadas pelo esforço prolongado realizado no momento da evacuação.

É de grande importância deixar claro que uma dieta rica em fibras traz grandes benefícios à saúde e o consumo de água deve seguir uma proporção maior para o devido funcionamento do intestino e aproveitamento de todos os benefícios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *