, ,

Quais os pilares fundamentais para um bem-estar físico e mental?

Ao contrário do que muita gente pensa, o bem-estar físico não depende apenas de dietas alimentares. É claro que isso pode ajudar muito, mas o mais importante é ter uma harmonia entre o corpo e a mente. A saúde de um completa a do outro.

Não é possível estabelecer uma regra universal sobre o que fazer para obter a melhor qualidade de vida possível, pois cada ser humano possui suas necessidades individuais específicas e o que é bom para um pode não ser bom para outro.

Mesmo assim, podemos colocar alguns pilares para ajudar as pessoas a encontrarem por conta própria o bem-estar físico e mental. Nada é tão simples, mas, acredite, está longe de ser impossível você adquirir a qualidade de vida tão desejada.

Pilares servem para sustentar construções, certo? São eles que mantém tantas estruturas incríveis e imponentes de pé. Portanto, podemos citar também pilares que precisamos para sustentar a harmonia entre corpo e mente.

Confira a seguir a lista que preparamos sobre quais os pilares fundamentais para um bem-estar físico e mental e entenda melhor o que você pode fazer para mantê-los bem preservados.

 

1 – Sono

Sim, a qualidade do seu sono pode determinar muita coisa em sua vida. Parece algo básico, e realmente é, mas grande parte das pessoas não consegue ter uma noite de sono ideal.

E o que seria uma noite de sono ideal? Dormir por volta de 8 horas profundamente e sem perturbações. São poucas as pessoas que podem falar que fazem isso toda noite. Com tanta coisa na cabeça e com tanta ocupação, fica difícil não ter insônia ou conseguir dormir por tanto tempo.

Dormir bem gera bom humor, diminui o cansaço, clareia a mente e proporciona mais disposição e motivação no dia seguinte.

 

2 – Amor-próprio

É muito comum termos pensamentos depreciativos sobre nós mesmos. Se não nos encaixarmos nos padrões impostos pela sociedade, podemos achar que somos insuficientes e decepcionantes. É importante entender que isso não é verdade.

Quando você se ama, você entende que merece o melhor e tem mais motivação para buscar coisas incríveis para a sua vida. Lembre-se de que se amar não é ser egocêntrico, mas apenas ter noção de que você tem tanto direito à felicidade quanto qualquer outra pessoa.

 

3 – Exercícios físicos

A questão aqui não é perder peso ou ficar esteticamente diferente. A parte mais importante de se exercitar é adquirir a saúde física, o que consequentemente afeta de forma positiva a sua saúde mental.

Comece aos poucos, faça alguns minutinhos de caminhada por dia e vá aumentando com o tempo, até que isso vire hábito. Você perceberá rapidamente como essas atividades mudam seu bem-estar físico e mental para melhor.

 

4 – Alimentação saudável

Ter alimentação saudável não quer dizer reduzir suas refeições e se privar do que gosta. É encontrar alternativas saborosas que façam bem a sua saúde. Comer muitas frutas e legumes ajuda a desintoxicar o corpo, promovendo o melhor funcionamento orgânico.

Isso faz com que você não apenas tenha uma melhor disposição corporal como também fique de bom-humor e mais motivado. Certos alimentos conseguem aumentar a produção de hormônios super positivos à sua mente.

 

O que achou? Quer saber outros pilares e mais dicas? Procure um psicólogo, nutricionista ou um médico especializado para que ele lhe diga exatamente o que fazer para obter um melhor bem-estar físico e mental.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *