Quais são os cuidados que devemos tomar com o sedentarismo?

O sedentarismo ocorre quando o indivíduo não pratica qualquer tipo de exercício físico ou só realiza as atividades físicas básicas de um dia normal, como subir escadas, caminhar até o trabalho, etc.

O sedentarismo é considerado um mal do século, pois parece que o número de pessoas sedentárias não diminui. Em 2013, no Brasil, 13 de cada 100 mortes de pessoas obesas foram por culpa do sedentarismo. Não é assunto para brincadeiras.

Em 2017, estatísticas do IBGE mostraram que 60% dos brasileiros estavam sedentários. Para piorar, somente menos de 40% da população do país disse praticar algum tipo de esporte ou atividade física.

Como você pode ver, é uma situação bem séria e preocupante, inclusive entre as crianças. A má alimentação em conjunto com a falta de exercícios físicos é uma combinação pronta para acabar com sua qualidade de vida e bem-estar mental ou físico.

Como a pessoa come normalmente (ou até muito) e não pratica atividades físicas, essa quantidade de calorias não é queimada para ser utilizada como energia, o que faz com que ela fique acumulada no organismo, prejudicando seu funcionamento.

 

Por que precisamos ter cuidado com o sedentarismo?

Se todas as coisas que falamos acima ainda não te convenceram de que o sedentarismo é algo ruim, então dê uma olhada a lista que fizemos sobre as principais consequências que podem ser causadas pelo sedentarismo.

Confira a seguir os problemas que podem ser gerados pela ausência de atividades físicas e entenda o porquê dos cuidados com o sedentarismo serem tão fundamentais à nossa vida:

  • Distúrbios ósseos e musculares, já que não são utilizados como deveriam e por isso acabam perdendo a resistência e ficando mais frágeis;
  • Obesidade, pois não existe uma boa queima das calorias consumidas durante o dia, o que gera o acúmulo e consequentemente o aumento de peso;
  • Doenças cardiovasculares (como derrames e infartos), o que também se deve ao acúmulo de gorduras pelo organismo, que pode entupir artérias;
  • Diabetes, pois o nível de açúcar sobre tanto no sangue que a quantidade de insulina produzida pode não ser o suficiente;
  • Colesterol alto e pressão arterial alta, ambos também causados pela baixa queima de gorduras;
  • Problemas psicológicos (como a depressão e ansiedade), por culpa da aparência ou pelo organismo está totalmente desregulado;
  • Doenças respiratórias (como a asma), porque o corpo está desacostumado a realizar atividades que melhorem o desempenho orgânico geral.

 

Como tratar o sedentarismo?

Não tem como acabar com o sedentarismo sem praticar exercícios físicos. Comece pouco a pouco, faça caminhadas de 30 minutos algumas vezes por semana e depois vá aumentando cada vez mais até virar um hábito diário.

Lembre-se também de se alimentar de forma saudável e nutritiva. Você vai ver como a sua saúde, disposição e bem-estar irão melhorar muito!

 

Não esqueça que para ter uma receita saudável completa e saber quais exercícios físicos são os mais indicados para você, é preciso procurar um nutricionista ou um médico especializado. Apenas eles poderão te orientar sobre como agir para deixar o sedentarismo para trás!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *