Qual é o pré-treino ideal?

Todos sabem que a dieta é algo individual tanto por causa das preferências de alguém como por todo o seu conjunto metabólico. Ela sem dúvida é importante para o emagrecimento.
Dito isso, é importante considerar o que você ingere antes do treino.  Para muitos, essa refeição acaba se resumindo a “engolir qualquer coisa” ou “beber um hipercalórico” ou “tomar whey”, mas, não é bem assim que funciona e já te explicamos o porquê.


Para que serve o pré-treino?

O pré-treino é considerado uma refeição muito importante para aqueles que resolveram criar ou manter hábitos saudáveis como corrida, natação ou até mesmo levantamento de pesos (academia).
Literalmente o objetivo é “dar um gás”, mas, você não precisa apelar para suplementos caros hipercalóricos ou hiperproteicos, muito menos para doses altíssimas de cafeína.
Eles podem ser refeições bem elaboradas e pesadas entre carboidrato complexo e proteína ou, dependendo da necessidade ou objetivo, suplementos para aumentar a disposição e performance nos treinos (que nem sempre precisam custar um rim para ser bons para você).


Como escolher meu pré-treino?

É muito difícil discutir sobre pré-treino e não falar sobre individualidade. Pegue papel e caneta e anote tudo o que você sabe sobre você. Comece com perguntas simples:

  • Tenho alergia a algum alimento ou remédio ou substância específica?
  • Qual é o meu objetivo?
  • Quantas vezes treino por semana? Esse número é regular ou falto muitas vezes a academia?
  • Quantas vezes eu como em um dia?

Essas são perguntas simples que podem te ajudar bastante a entender de que tipo de pré-treino você precisa, pois ele estará ligado aos seus objetivos.
Outra coisa: você precisa aprender a ler os rótulos e a lista de ingredientes de tudo o que for comer – por mais fitness que pareça na loja – ou beber (nesse caso, suplementos).
Daí a importância de saber ao que você possa ser alérgico, por exemplo.
E não ignore que o crescimento de massa muscular e a melhora do desempenho estão diretamente ligados ao que você “coloca pra dentro”. Portanto, preste muita atenção ao que você vai consumir.
Não teste combinações ou suplementos diversos só porque deram certo para um amigo ou outro. Vocês são pessoas diferentes.


Exemplos de pré-treinos ideais

Daremos 3 exemplos de pré-treinos ideiais considerando as necessidades de uma pessoa com 75kg. Adapte calculando a necessidade de carboidratos, proteínas e lipídios para o seu caso.

  1. 70g de batata-doce + 90g de proteína (frango grelhado, peixe, carne moída ou bife e etc);
  2. 1 shake com 200mL de leite (sim, o leite aqui é carbo), 1 colher de sopa de óleo de coco (ou azeite), 1 scoop de whey (ou duas, a depender do que você comprou), 30g de banana pesada sem casca e 10g de creatina;
  3. 1 sanduíche de pão integral com 60g de pasta caseira de frango e salada com azeite ou com 70g de queijo coalho.

Lembre-se de que buscar orientação médica e nutricional é essencial para que você tenha sucesso em seu objetivo. Por isso, não dispense a ajuda profissional.

2 respostas
  1. Sayure D. Santos
    Sayure D. Santos says:

    Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *