Verdades e mitos sobre os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares estão ficando cada vez mais comuns entre as pessoas que realizam exercícios físicos intensos. Os números relacionados ao seu consumo só aumentam a cada ano. Em 2017, o crescimento deste setor passou dos 11% em comparação com 2016.

De acordo com o CRN (Conselho para Nutrição Responsável, em inglês) dos Estados Unidos, o maior motivo por trás da utilização de suplementos alimentares é a melhora da saúde física e do bem-estar diário. Mesmo assim, são poucos os indivíduos que sabem como consumi-los da maneira correta.

A verdade é que, se os suplementos alimentares forem ingeridos do jeito certo, eles podem apresentar diversos benefícios ao organismo humano, desde a complementação ao tratamento de doenças até a resolução de questões estéticas, como a perda de peso ou o ganho de massa muscular.

Por isso, o mais recomendado é que antes de iniciar o consumo de suplementos, a pessoa procure um nutricionista. Ele saberá orientar as quantidades ideais de ingestão, quais as melhores horas para consumir e os produtos mais indicados para você.

Existem muitos mitos sobre suplementos alimentares pela internet afora e isso pode acabar confundindo as pessoas. É por isso que preparamos uma lista com 5 afirmações sobre suplementos, para que possamos dizer quais delas são mitos e quais são verdades.

Confira a seguir verdades e mitos sobre os suplementos alimentares:

 

1 – Qualquer um pode fazer uso de suplementos alimentares

            MITO. É verdade que muitos consomem os suplementos sem nem procurarem nutricionistas ou médicos, mas isso pode acarretar problemas sérios mais tarde. Existem contraindicações gerais e específicas para cada suplemento, ou seja, nem todos podem consumi-lo.

 

2 – Suplementos alimentares possuem vitaminas e nutrientes

            VERDADE. Inclusive, alguns suplementos são indicados por médicos para repor os níveis saudáveis de algumas vitaminas ou nutrientes. A maior parte dos suplementos possuem muitas proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais.

 

3 – É preciso tomar o suplemento em uma hora específica

            VERDADE. Cada tipo de suplemento funciona de forma diferente em nosso organismo, assim como também são ingeridos por motivos bem diversos. Por isso, para que ele cumpra o prometido, é preciso consumi-lo diariamente em um (ou mais) horário (s) específico (s).

 

4 – O consumo de suplementos alimentares engorda

            MITO. Cada suplemento possui uma função. Alguns são ricos em calorias para aqueles que buscam o ganho de massa magra e mais energia para os treinos intensos de musculação. Já os termogênicos servem para perder as gorduras indesejadas acumuladas.

De qualquer forma, também é importante sempre realizar atividades físicas e ter uma dieta alimentar saudável. É essencial que todas as três coisas estejam em equilíbrio ou o ganho de peso (além de outros problemas) pode sim acontecer.

 

            5 – Os suplementos alimentares podem substituir refeições e tratar patologias

            MITO. Pode ser que o médico ou nutricionista indique o uso de suplementos para agir como um apoio ao tratamento de doenças, mas ele nunca deverá ser o protagonista a não ser que o profissional faça esta recomendação.

Além disso, é importante não substituir nenhuma refeição sem orientação profissional. Lembre-se de manter sempre a dieta saudável indicada.

 

Viu como muitas das coisas que você ouviu podem ser só rumores? Não deixe de se consultar com um nutricionista para tirar mais dúvidas e obter informações sobre os suplementos alimentares.

 

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