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Dicas do que comer antes e depois dos treinos

Independente se seu objetivo é perder gordura ou ganhar massa muscular, uma boa alimentação é imprescindível não só para atingir seus objetivos físicos, mas também evitar lesões, dores musculares, caimbrãs, queda de pressão/glicemia.

Os alimentos sofrem uma série de processos metabólicos até que estejam disponível para serem utilizados pelo nosso corpo, portanto uma alimentação pré-treino precisa ser de digestão rápida (como por ex os carboidratos), pois durante a atividade nosso corpo esta focado na contração muscular, na respiração, no equilíbrio da temperatura corporal….não tendo disponibilidade para fazer digestão, sendo assim, não é aconselhado ingerir alimentos que precisem de mais tempo para serem digeridos, como por exemplo proteínas, que podem causar desconforto como azia e até vômitos, dependendo o tipo e a intensidade do  exercício.

No pós treino, os alimentos podem variar um pouco de acordo com o objetivo, para atletas ou pessoas que buscam ganho de massa muscular, será indispensável o consumo de carboidratos e proteínas. O carboidrato visando repor a energia gasta durante o treino e liberar insulina para contribuir no transporte dos aminóacidos para dentro do músculo.

Para pessoas que buscam emagrecimento, podemos intercalar diferentes estratégias, fazendo com que o corpo utilize da gordura como sua fonte energética.

SUGESTÃO DE ALIMENTO PARA CONSUMIR NO PRÉ-TREINO
Banana, tapioca, batata doce, água de coco, suco de uva integral, aveia. Esses alimentos além de fornecer energia melhorando sua performance de treino, também evitam perda de massa magra.

SUGESTÃO DE ALIMENTO PARA CONSUMIR NO PÓS-TREINO
Shakes proteícos (Whey protein), Ovos, sanduiche de pão integral com frango desfiado ou queijo cottage , vitaminas de frutas, iogurtes, macarrão integral com atum. Esses alimentos fornecerão aminoácidos necessários para reparação das fibras musculares e minimizar o catabolismo.

Mas não se esqueça que há inúmeros fatores que devem ser considerados na elaboração de uma dieta adequada, são eles: objetivo, intensidade de treino, utilização de suplementos, composição corporal, comorbidades existente, etc.

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