Medicina do esporte: como a atividade física ajuda a prevenir depressão

A depressão é considerada por muitos como o “Mal do Século”, pois atinge uma quantidade enorme de pessoas, chegando a tirar a vida de muitas. Antigamente, existia muito preconceito com relação a ela e a outros distúrbios emocionais. Felizmente, isso está mudando bastante.
Você fica constantemente desanimado? Sente-se triste e infeliz quase o tempo todo? Nada mais te dá prazer ou satisfação? Tem pensamentos intensos e negativos sobre si mesmo e sobre a sua vida? Engordou ou emagreceu de forma abrupta? Tem problemas para dormir ou dorme demais?
Tudo isso pode ser sinal de que você está sofrendo com depressão, mas para obter um diagnóstico correto é necessário ir a um médico psiquiatra. O tratamento usual para pessoas depressivas é a ingestão de remédios receitados e o acompanhamento psicológico.
No entanto, para complementar o tratamento, é essencial que ocorra uma mudança de hábitos. É por isso que praticar exercícios físicos é tão indicado por profissionais.
Engana-se quem pensa que atividades físicas beneficiam só o nosso corpo. Pelo contrário, os exercícios são muito importantes para a nossa mente também. Para te mostrar essa importância, preparamos uma lista com alguns dos principais motivos pelos quais a atividade física ajuda a prevenir e a tratar a depressão.

1- Ajuda a liberar endorfinas

Endorfinas são neurotransmissores liberados pelo cérebro e responsáveis pela sensação de felicidade e de bem-estar. Muitas pessoas com depressão possuem uma deficiência de endorfina no organismo.
Ao praticar exercícios físicos, você ajuda na liberação desses neurotransmissores e se sente melhor. A música também age de forma parecida no organismo. Então, uma ótima opção é fazer caminhadas ou corridas enquanto ouve a sua playlist preferida.

2- Colabora para a ligação entre o corpo e a mente

A prática de atividades físicas proporciona uma maior conexão entre o seu corpo e a sua mente, o que faz com que você tenha mais controle sobre ambos. Além disso, o esporte auxilia na concentração e na coordenação motora, assim como também é bom para aguçar os sentidos.

3- Melhora a autoestima

As atividades físicas podem te ajudar a ter mais autoestima, autoconfiança e segurança. É mais do que uma questão estética, é o poder de se sentir confortável e bem no próprio corpo.

A energia gasta e todo o esforço colocado durante os exercícios certamente te farão se sentir orgulhoso e satisfeito por tê-los completado, além de também colaborar para que você fique mais saudável, resistente e disposto.

4- Possibilita amizades

Fazer exercícios com outras pessoas é ainda mais vantajoso para você! Por isso, procure frequentar academias, aulas de dança, spinning, boxe, etc. Essas atividades em grupo geram um aconchego maior, uma sensação de unidade e companheirismo.
Se não puder fazer isso, então chame algum amigo ou parceiro para realizar os exercícios com você. É importante ter sempre alguém com quem contar.

Viu como as atividades físicas são fundamentais para a sua saúde física e mental? Se tem dúvidas com relação ao que praticar ou como começar o treino, procure um médico do esporte para que ele lhe oriente da melhor forma possível.

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